Foto: Charles Guerra (Arquivo/Diário)
Seminário internacional propõe debates sobre técnicas e humanização, visando reflexões sobre a atuação de professores e estudantes
Com foco na formação profissional e tecnológica, o Colégio Politécnico e o Colégio Industrial de Santa Maria (Ctism) vão promover o 1º Seminário Internacional de Educação Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento ocorrerá entre os dias 4 e 7 de junho no Clube Recreativo Dores, em Santa Maria, e já está com as inscrições abertas. Lançado em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos Santa Maria (Mobrec), o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) e a prefeitura, o evento engloba o 6º Seminário Internacional de Educação Profissional, coordenado pelo IIFAR; o 11º Congresso Internacional de Educação Popular e o 28º Seminário Internacional de Educação Profissional, ambos realizados pelo Mobrec.
UFN promove concurso fotográfico para valorizar o Bairro Rosário
Com o tema "Educação popular: Ensinar e aprender com sentido", o encontro quer proporcionar uma reflexão entre os educadores de Santa Maria e região, buscando resgatar o sentido de ser professor, de ser aluno, da ciência e do conhecimento, da Escola e da comunidade, na construção de sujeitos felizes e comprometidos com a transformação da realidade. A carga horária do evento é de 40 horas.
As inscrições e submissões de trabalho para apresentação no seminário podem ser feitas pelo site mobrec.com.br. O prazo vai até o dia 3 de junho ou enquanto houver vagas - há um limite de 800 participantes. Já os trabalhos podem ser encaminhados até o dia 3 de maio. A programação completa do evento está disponível no site da Mobrec.
PROGRAMAÇÃO
4 de junho
- 7h30min - Credenciamento
- 8h30min - Abertura
- 9h - Mística
- 9h15min - Conferência Educação Popular: "Ensinar e aprender com sentido", com a doutora Angela Antunes (Instituto Paulo Freire/SP)
- 13h30min - Apresentação artístico-cultural
- 14h - Conferência A educação, a globalização dominante numa perspectiva crítica, propositiva e a realidade da Escola hoje, com o doutor Diorge Alceno Konrad (UFSM)
- 17h30min - Rodas de Conversa, nos eixos temáticos Educação Popular e seus fundamentos, Educação Popular, Aprendizagem e Conhecimento; e Educação Popular e Inclusão
5 de junho
- 8h - Mística
- 8h30min - Conferência Função política e pedagógica do(a) professor(a) Problematizador, Organizador e Mediador, com a doutora Francisca Rodrigues de Oliveira Pini (Instituto Paulo Freire/SP)
- 13h30min - Apresentação artístico-cultural
- 14h - Mesa Interativa, com o tema "Educação face ao multiculturalismo um diálogo sobre: gênero, movimento feminista, negros, indígenas, sem teto e sem terra". Participação dos doutores Liliana Souza de Oliveira, Aristeu Castilhos da Rocha, Fernanda Machado e Tatiana Aparecida Balem, com mediação do doutor Hermes Gilber Uberti (todos do IFFAR)
- 17h30min - Rodas de Conversa, nos eixos temáticos Educação Popular, Experiências e Práticas Pedagógicas, e Educação Popular, Reforma de Ensino, BNCC. Oficinas Transformando através da Arte e Cinema
6 de junho
- 8h - Mística
- 8h30min - Conferência BNCC e novas diretrizes para o Ensino Médio, com a doutora Sandra de Oliveira Garcia (UEL/PR)
- 13h30min - Apresentação artístico-cultural
- 14h - Mesa Interativa, com relato de experiências sobre os temas Escola dos Sonhos (maestro Juan da Rosa, de Artigas, Uruguai), Pedagogia Waldorf (Carina Avinio e Daiane Lanes de Souza, da Escola Municipal Boca do Monte), Movimento Negro (João Heitor Silva Marcelo), Os desafios da educação indígena (Isabel Baggio), Valorização da Vida e a aprendizagem escolar (Graciella Dotto Castro/IFFAR) e Poesia e Comunidade (Escola Municipal Sergio Lopes), com mediação da professora Lais Marivone Pasqualotto Canellas (Mobrec)
- 17h30min - Conferência A arte de Ser Feliz: é possível ensinar a felicidade em sala de aula?, com o doutor Dejalma Cremonese (UFSM)
7 de junho
- 8h - Mística
- 8h30min - Conferência Construção de um projeto político pedagógico numa escola, protagonista de mudança e cidadania, com a doutora Carmen Maria Craidy (UFRGS)
- 13h30min - Apresentação artístico-cultural
- 13h45min - Mesa Interativa, com o tema "Direitos humanos: a violência e uma cultura de paz". Participação de Marcela Vilar Sampaio (IFFAR), Frei Luciano Bruxel (Lomba do Pinheiro, Porto Alegre) e Rosangela Correa da Rosa (Preduc/SM), com mediação de Thiago Alves Torres (Mobrec)
- 17h30min - Conferência Educação para a sustentabilidade solidária (social, cultural, ecológica, econômica), com a doutora Loiva Mara de Oliveira Machado (Unipampa)